Webquest Metodologia

Olá a todos

 

Usaremos, hoje, uma metodologia educacional: a webquest, criada pelo norte-americano Bernie Dodegepara guiar sua pesquisa na Internet de forma mais eficiente e com informações seguras. O próprio criador da metodologia a definiu: “Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet.”

 

 

Nossa atividade de hoje irá auxiliar no processo de produção de trabalhos acadêmicos, principalmente os trabalhos finais.

 

 Você já ouviu falar em ABNT, metodologia científica, e outros termos assim, mas eles sempre foram aqueles estranhos para os quais você virava as costas? Este tempo acabou. Mesmo que sua escolha ou no seu curso o trabalho final não seja o texto monográfico, seus relatórios e mesmo o projeto exigem rigor na metodologia de sua escritura.

 

Nesta webquest, vamos trabalhar com este tema. Seja bem-vindo ao mundo da METOD­OLOGIA CIENTÍFICA para produzir e escrever relatórios, artigos científicos, projetos ou mesmo, o artigo (TIC) ou a monografia.

 

Processo

Percorra junto comigo os sites que recomendo conforme o texto se desenrola. Para fazê-lo, é só clicar nos hiperlinks que estão destacados. Esta etapa é individual, pois a leitura fica mais proveitosa. Se não houver computadores para todos, leia em duplas.

Ao final, do texto, execute a tarefa solicitada, desta vez em duplas ou, no máximo, trios.

 

Agora vamos em frente

 

Vimos em sala de aula que toda atividade científica pressupõe o uso de um método. Você lembra quais as razões para que os métodos existam?

http://crazyseawolf.blogspot.com/2008/05/como-conquistar-uma-mulher-usando-o.html

 

Desta forma, você deixa claro o que pretende e chega com mais firmeza onde quer. Evitam-se distorções intencionadas ou não. Na história, muitos usaram o nome da Ciência para outros fins.

http://super.abril.com.br/superarquivo/2006/conteudo_127934.shtml

 

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/eugenia2.htm

 

Não é o nosso caso. Aqui vamos justificar o que faremos e redigir dentro das normas.

http://www.capitalsocialsul.com.br/capitalsocialsul/arquivos/mt/M%E9todos%20e%20t%E9cnicas%20de%20pesquisa%20tipos%20de%20pesquisa%20e%20t%E9cnicas%20de%20investiga%E7%E3o%20cient%EDfica.ppt

 

(Em outro momento, quando tiver um tempinho, consulte este material: http://docente.ifrn.edu.br/valcinetemacedo/disciplinas/metodologia-do-trabalho-cientifico/e-book-mtc)

 

Mesmo que seu caso não seja fazer um artigo ou a Monografia, você terá de escrever um relatório de trabalho e antes disso, um projeto.

Terá, ainda, de apresentar seu trabalho em uma banca.

Aqui vão algumas dicas

http://www.virtual.epm.br/cursos/apresentacao/apresentap.htm

 

Antes de escrever ou mesmo de pesquisar, costuma-se dizer que o grande problema é: escolher e definir o problema de pesquisa. Mas isso será assunto para nossas próximas aulas.

 

Tarefa/Avaliação de hoje:

 

Tarefa 1: Com base nas leituras feitas até aqui e nas discussões de sala, explique o que é método científico. (5 a 10 linhas). Além disso, indiquei um link confiável, diferente dos sugeridos aqui, que também traga essa explicação.

 

Tarefa 2: Escolha um tipo de pesquisa (documental, bibliográfica, de campo, experimental, etc), explique-a (5 a 10 linhas) e inclua um link com obra disponível no Google books: http://books.google.com.br/ que faça algum tipo de explicação sobre ela bem como um link de texto que a aborde a partir de consulta no Google acadêmico: http://scholar.google.com.br/

 

Vocês devem postar a atividade no portifólio do ambiente Sophia até às 11h30 ou mandar para vmichela@gmail.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: